segunda-feira, 21 de março de 2011

A Lua...


Para quem não se apercebeu... No dia do Pai, tivemos a "maior" Lua cheia, dos últimos 20 anos. A última vez que a lua cheia esteve tão perto da Terra foi em Março de 1993.

Quanto este fenómeno da "super Lua" ocorre, o satélite fica 50 mil quilómetros mais próximo do planeta do que quando se encontra no ponto mais afastado da sua órbita, são mesmo muitos quilómetros e este sábado, ficou a cerca de 356,5 mil quilómetros de distância, mas a sua posição, alinhamento com o Sol e a Terra, etc, dão a ilusão de parecer maior.

E para quem não teve também a oportunidade de ver, nasceu no horizonte do oriente ao pôr-do-sol maior e cerca de 30% mais luminosa (dizem os entendidos).
Rui Jorge Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) explicou à Lusa o fenómeno de aproximação da lua à Terra e que acaba por parecer invulgarmente maior é designado,  perigeu (oposto ao apogeu , quando está mais afastada),  explica-se por a órbita deste satélite não ser circular, mas elíptica, e não é invulgar, acontecendo todos os anos.
O que acontece de extraordinário este ano é explicado pelo astrónomo: “A forma da elipse, a excentricidade da elipse, varia periodicamente, às vezes é mais alongada, outras mais curta. Alguns dos perigeus que ocorrem sucessivamente são mais próximos do que outros”.
“A coincidência é haver um perigeu desses muito próximos e que também coincide com a lua cheia, e isso dá uma lua maior do que o habitual”, acrescentou.


O Grupo colocou à disposição dos seus elementos, familiares e amigos, um telescópio para que se pudesse ver aquele astro que todos os dias nos influencia de tão diversas formas.

Cantou-se e dançou-se com a animação dinamizada por elementos da TEs e com os Lobitos presentes "sempre prontos" para a brincadeira.
A TEX aproveitou para mostrar como se faz, num minuto, balões de ar quente.


1 comentário:

  1. Foi muito giro... E, sinceramente, fiquei supreendido por ver um grupo de cerca de 20/30 pessoas à hora que foi...

    Parabéns, a todos os elementos do Grupo e seus familiares e amigos.

    ResponderEliminar